ARBITRAGEM

Jogadores do Atlético participam de palestra sobre mudanças de regras para o Campeonato Brasileiro

A conversa foi conduzida pelo presidente da Comissão de Árbitros de Minas Gerais, Márcio Santiago

Por Vinícius Andrade
Publicado em 26 de março de 2025 | 21:11

Os jogadores do Atlético participaram, nesta quarta-feira (26/3), de uma palestra sobre as mudanças nas regras de arbitragem para a atual edição do Campeonato Brasileiro. O evento, realizado na Cidade do Galo, foi conduzido pelo presidente da Comissão de Árbitros de Minas Gerais, Márcio Santiago. 

Segundo o palestrante, a iniciativa foi uma recomendação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, e do coordenador da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Martins Cintra.

"O presidente Ednaldo e o presidente da comissão nacional, Rodrigo Cintra, pediram aos instrutores que estivessem nos clubes da Série A e Série B trazendo esse material, as diretrizes do Campeonato Brasileiro e as alterações da regra. É importante que as equipes, atletas, dirigentes e comissão técnica tenham ciência do que será cobrado pelos árbitros e as mudança do texto de regra para que eles tenham um norte e possam ter embasamento para o início da competição", afirmou Márcio Santiago à Galo TV.

A principal mudança na regra diz respeito ao tempo do goleiro com a bola na mão. A partir da primeira rodada do Brasileiro, se o jogador ficar mais de oito segundos com a posse da bola, o árbitro marcará um escanteio para a equipe adversária. 

A alteração foi aprovada no último conselho da International Football Association Board (Ifab) para impedir a cera dos goleiros durante o jogo.

Assim que o goleiro levar mais de três segundos com a bola, o árbitro deverá sinalizar com os dedos a contagem do tempo restante, até a penalização.

Até então, a regra punia a equipe do goleiro que segurasse a bola por mais de seis segundos com um tiro livre indireto, de dentro da área. Porém, a diretriz raramente era cumprida.