O atacante Dudu rescindiu oficialmente seu contrato com o Cruzeiro. Livre no mercado, o jogador está próximo de fazer um caminho que surpreende, mas é menos incomum do que parece: jogar no arquirrival Atlético. Relembre outros casos semelhantes.
A saída de Dudu do Cruzeiro aconteceu pela porta dos fundos. Alguns dos jogadores que deixaram a Raposa dessa maneira, principalmente desde a queda do clube para a Série B, em 2019, acabaram justamente no Atlético.
Os casos mais recentes, Dodô e Rafael, foram de jogadores que precisaram entrar na justiça para rescindir com o Cruzeiro, que vivia grande crise financeira após queda para a Série B. O goleiro conseguiu se desligar rapidamente da Raposa e logo foi para o Galo, já o lateral chegou a ficar um ano (2020) sem atuar por um imbróglio com o time cruzeirenses.
O caso de maior sucesso é do zagueiro Leonardo Silva. Ele não renovou seu contrato com o Cruzeiro em 2010,quando já era capitão do time e acabou sofrendo uma grave lesão, que o tirou de campo por sete meses. Não demorou muito e o Atlético assinou com o defensor em 2010. Léo Silva se tornou o maior zagueiro artilheiro da história do clube, além de multicampeão, incluindo um gol na final da Libertadores de 2013, vencida pelo Galo.
Já o episódio mais emblemático envolve o lateral-direito Nelinho. Multicampeão pelo Cruzeiro, com gol em final de Libertadores conquistada pelo clube, em 1976. O jogador era considerado o melhor do país na função, mas, seis anos depois, trocou o time celeste pelo Atlético.
O curioso é que Nelinho não perdeu sua idolatria no Cruzeiro. E mais, conquistou também esse posto como jogador do Atlético, onde fez quase 300 jogos e conquistou quatro Campeonatos Mineiros.
Atlético e Dudu estão alinhados para um acordo, que pode ser oficializado nos próximos dias, como apurou O TEMPO Sports.