IMBRÓGLIO

Dudu, Cruzeiro e Palmeiras: entenda negociação e veja linha do tempo

Clube mineiro anunciou a contratação do atacante, mas negócio pode ser desfeito

Por Gabriel Moraes
Atualizado em 17 de junho de 2024 | 13:00

O assunto mais comentado do futebol brasileiro nesse final de semana não foi um jogo da Série A, e sim, uma negociação envolvendo dois grandes clubes e o jogador mais bem pago da América do Sul. A possível venda de Dudu, do Palmeiras, para o Cruzeiro, deu o que falar, e promete render muito mais.

Entenda, abaixo, todo o imbróglio e confira a linha do tempo sobre o caso que movimentou as redes sociais nas últimas horas, que gerou expectativas de um lado, revolta de outro, e brincadeiras dos rivais.

Insatisfação

Conforme a imprensa paulista, o meia-atacante de 32 anos estava insatisfeito na Academia de Futebol, visto que se sentia desprestigiado por diretoria e comissão técnica, comandada por Abel Ferreira. É de conhecimento público que ambos não possuem relação próxima.

Dudu, que se recuperou de uma grave lesão recentemente – ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco, contraída em agosto de 2023 –, estava com medo de voltar e não ser visto mais como uma peça importante do elenco. No Porco, onde está desde 2015, é considerado ídolo.

Possibilidade

Amigo de Alexandre Mattos, CEO de Futebol do Cruzeiro, Dudu falou sobre o desejo de 'novos ares', e o dirigente celeste enxergou uma boa possibilidade de negócio. Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, também é um irador do futebol do camisa 7, e autorizou o início das conversas.

Mattos foi diretor de futebol do Porco. Foto: Cesar Greco/ Palmeiras

Negociação

Informações de bastidores dão conta que, na semana ada, Mattos começou as tratativas com André Cury, empresário de Dudu, para uma oferta oficial. Eles discutiram termos, como valores e tempo de contrato, e procuraram a agremiação alviverde, que se dispôs a negociar.

Seu atual vínculo vale até janeiro de 2025, e seu salário gira em torno de R$ 2 milhões mensais. A Raposa ofereceu pagamentos ligeiramente melhores e um contrato de quatro anos, podendo chegar a cinco com o cumprimento de metas. Transação entre Palmeiras e Cruzeiro seria de aproximadamente R$ 20 milhões.

Anúncio

Com a 'palavra' de todas as partes e documentos assinados, o Cruzeiro, como é de praxe da atual gestão, resolveu anunciar o acordo na tarde do último sábado (15/6). Medida visa ser transparente com a imprensa e, principalmente, com os torcedores.

"O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu voltará a ser atleta do clube após ar por exames e formalizar o novo contrato. O Cria da Toca é aguardado em Belo Horizonte na próxima semana. O bom filho a casa torna", informou.

Recuo

Dudu realmente viria a Belo Horizonte nesta semana para efetuar os últimos trâmites e concretizar o negócio, mas, devido à repercussão negativa, decidiu voltar atrás. No próprio sábado, ele recebeu integrantes da principal torcida organizada do time paulista, e comunicou sua decisão de permanecer.

Leia mais: Mattos afirma que negociação por Dudu foi autorizada pelo Palmeiras

No dia seguinte, Dudu treinou normalmente pela manhã e estava relacionado para a viagem, coincidentemente, a Belo Horizonte, onde a equipe enfrenta o Atlético nesta segunda-feira (17/6). No entanto, ele foi cortado da lista e ficou em São Paulo.

E agora?

A cúpula mineira não dá a negociação como encerrada. Eles esperam que o jogador goiano se manifeste oficialmente sobre o acordo: se ele está mantido ou se será desfeito. Também há expectativa de um encontro em Minas Gerais entre Alexandre Mattos e Leila Pereira, presidente do Palmeiras.

Posicionamentos

Na manhã desta segunda-feira (17/6), representantes de Palmeiras e Cruzeiro se posicionaram sobre o assunto. Ambas as partes afirmaram que houve um acordo entre os clubes e o jogador para ele fechar com a Raposa, e, agora, o desfecho do caso depende unicamente dele.

Segundo a presidente do Porco, Leila Pereira, o ciclo de Dudu no clube está encerrado, apesar da gratidão por tudo que ele fez com a camisa alviverde. Já conforme Alexandre Mattos, CEO de futebol do time estrelado, os mineiros o aguardam em Belo Horizonte para a realização de exames e de contrato.