O assunto mais comentado do futebol brasileiro nesse final de semana não foi um jogo da Série A, e sim, uma negociação envolvendo dois grandes clubes e o jogador mais bem pago da América do Sul. A possível venda de Dudu, do Palmeiras, para o Cruzeiro, deu o que falar, e promete render muito mais.
Entenda, abaixo, todo o imbróglio e confira a linha do tempo sobre o caso que movimentou as redes sociais nas últimas horas, que gerou expectativas de um lado, revolta de outro, e brincadeiras dos rivais.
Conforme a imprensa paulista, o meia-atacante de 32 anos estava insatisfeito na Academia de Futebol, visto que se sentia desprestigiado por diretoria e comissão técnica, comandada por Abel Ferreira. É de conhecimento público que ambos não possuem relação próxima.
Dudu, que se recuperou de uma grave lesão recentemente – ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco, contraída em agosto de 2023 –, estava com medo de voltar e não ser visto mais como uma peça importante do elenco. No Porco, onde está desde 2015, é considerado ídolo.
Amigo de Alexandre Mattos, CEO de Futebol do Cruzeiro, Dudu falou sobre o desejo de 'novos ares', e o dirigente celeste enxergou uma boa possibilidade de negócio. Pedro Lourenço, dono da SAF celeste, também é um irador do futebol do camisa 7, e autorizou o início das conversas.
Informações de bastidores dão conta que, na semana ada, Mattos começou as tratativas com André Cury, empresário de Dudu, para uma oferta oficial. Eles discutiram termos, como valores e tempo de contrato, e procuraram a agremiação alviverde, que se dispôs a negociar.
Seu atual vínculo vale até janeiro de 2025, e seu salário gira em torno de R$ 2 milhões mensais. A Raposa ofereceu pagamentos ligeiramente melhores e um contrato de quatro anos, podendo chegar a cinco com o cumprimento de metas. Transação entre Palmeiras e Cruzeiro seria de aproximadamente R$ 20 milhões.
Com a 'palavra' de todas as partes e documentos assinados, o Cruzeiro, como é de praxe da atual gestão, resolveu anunciar o acordo na tarde do último sábado (15/6). Medida visa ser transparente com a imprensa e, principalmente, com os torcedores.
"O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva. Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu voltará a ser atleta do clube após ar por exames e formalizar o novo contrato. O Cria da Toca é aguardado em Belo Horizonte na próxima semana. O bom filho a casa torna", informou.
O Cruzeiro comunica que tem um acordo com o Palmeiras e com Dudu para a contratação do atacante, de maneira definitiva.
Formado nas categorias de base do Cruzeiro, Dudu voltará a ser atleta do clube após ar por exames e formalizar o novo contrato.
O Cria da Toca é aguardado… pic.twitter.com/vzknXM6EPU
Dudu realmente viria a Belo Horizonte nesta semana para efetuar os últimos trâmites e concretizar o negócio, mas, devido à repercussão negativa, decidiu voltar atrás. No próprio sábado, ele recebeu integrantes da principal torcida organizada do time paulista, e comunicou sua decisão de permanecer.
Leia mais: Mattos afirma que negociação por Dudu foi autorizada pelo Palmeiras
No dia seguinte, Dudu treinou normalmente pela manhã e estava relacionado para a viagem, coincidentemente, a Belo Horizonte, onde a equipe enfrenta o Atlético nesta segunda-feira (17/6). No entanto, ele foi cortado da lista e ficou em São Paulo.
A cúpula mineira não dá a negociação como encerrada. Eles esperam que o jogador goiano se manifeste oficialmente sobre o acordo: se ele está mantido ou se será desfeito. Também há expectativa de um encontro em Minas Gerais entre Alexandre Mattos e Leila Pereira, presidente do Palmeiras.
Na manhã desta segunda-feira (17/6), representantes de Palmeiras e Cruzeiro se posicionaram sobre o assunto. Ambas as partes afirmaram que houve um acordo entre os clubes e o jogador para ele fechar com a Raposa, e, agora, o desfecho do caso depende unicamente dele.
Segundo a presidente do Porco, Leila Pereira, o ciclo de Dudu no clube está encerrado, apesar da gratidão por tudo que ele fez com a camisa alviverde. Já conforme Alexandre Mattos, CEO de futebol do time estrelado, os mineiros o aguardam em Belo Horizonte para a realização de exames e de contrato.