O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na noite deste sábado (25 de janeiro), por volta das 21h10. A aeronave transportou deportados dos Estados Unidos.
A previsão era de que o avião chegasse na noite dessa sexta-feira (24 de janeiro), no entanto, a Global Crossing Airlines, empresa responsável pelo voo, alegou um problema técnico e pousou em Manaus. Diante da situação, o governo federal disponibilizou a aeronave da FAB para o trajeto entre Manaus e Confins.
Os deportados foram transportados pela aeronave KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT - Esquadrão Corsário), utilizada em voos de ajuda humanitária.
Ainda não foi divulgado o número oficial dos ageiros e a nacionalidade de cada um deles, mas informações preliminares dão conta de que são mais de 100 pessoas.
Essa é a primeira deportação para o Brasil durante o novo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, porém já estava prevista como parte de um acordo de cooperação entre o país e o ex-presidente dos EUA, Joe Biden.
Não há informações sobre quaisquer intercorrências durante o voo com destino ao aeroporto de Confins.