MAIO LARANJA

Governo de MG faz campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

Lançamento do "Jornada do Maio Laranja" ocorreu nesta quarta-feira (14 de maio), em Belo Horizonte

Por Mateus Augusto Pena
Atualizado em 14 de maio de 2025 | 15:41

O Governo de Minas lançou nesta quarta-feira (14 de maio) a "Jornada do Maio Laranja", mês que é dedicado ao combate de crimes de violência sexual com crianças e adolescentes. O evento, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), foi realizado no Centro de Apoio Comunitário (CAC) do bairro Providência, na região Norte de Belo Horizonte.

O primeiro dia da jornada contou com a presença de diversos alunos de escolas municipais da capital mineira. Na programação, a equipe técnica da Sedese conduziu uma palestra lúdica sobre o Maio Laranja e outra sobre o enfrentamento aos crimes de violência e exploração contra crianças e adolescentes. O evento também contou com uma apresentação da banda da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

Conforme a titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Alessandra Portela, o grande desafio do Maio Laranja é entender que a sociedade precisa estar engajada e se conscientizar sobre a violência sexual que afeta as crianças e os adolescentes — um problema que pode ser silencioso.

“Sempre tenho falado que, quando a polícia ou quando o Estado entra, ele entra ou para evitar ou quando o crime já aconteceu. E a sociedade precisa estar aqui conscientizada da sua responsabilidade em evitar que isso aconteça, principalmente em denunciar, não somente dentro de casa, não somente dentro das famílias, mas poder perceber os sinais de violência que acontecem com crianças ao nosso redor”, reforçou a secretária.

Evento nesta quarta-feira (14) reuniu alunos de escolas municipais da capital mineira - Foto: Mateus Pena / O TEMPO

Portela contou que a Sedese imprimiu mais de 300 mil cartilhas sobre o Maio Laranja, mirando fazer uma divulgação maciça nos municípios. “Queremos levar informação e conscientizar as pessoas. São cartilhas didáticas, com um linguajar que pode ser tanto para criança quanto para adulto, para que possa promover a segurança das crianças e também informação sobre o que fazer, principalmente dos canais de denúncia, promovendo os conselhos tutelares como amigos das famílias, amigos e aliados nesse combate ao abuso sexual”, pontuou a titular da Sedese.

Além da capital mineira, a Jornada do Maio Laranja vai ar também por outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, como Baldim, Jaboticatubas, Sabará, Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, e cidades do interior, como Córrego Fundo, Nova Serrana e São Gonçalo do Pará, na região Oeste de Minas, além de Bom Despacho e Araújos, na região Central do estado.

Identificação para pessoas autistas

O evento também contou com um stand de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Para o titular da Diretoria Estadual da Pessoa com Deficiência na Sedese, Daniel Araújo, a Ciptea serve como uma forma de benefício e dá prioridade para estabelecimentos públicos e privados.

Evento contou com emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) - Foto: Mateus Pena/O TEMPO

“A Ciptea dá garantias de atendimento prioritário, seja na esfera pública ou privada, e essas pessoas têm o exclusivo nesse sentido. Então, para quem tem o diagnóstico e já tem o laudo, basta ar o MG Cidadão para emitir de forma digital ou, então, nos plantões que fazemos por BH e Minas Gerais”, destacou Daniel.