A vendedora Thereza Cristina Soares, de 20 anos, aproveitou a ida à estação Santa Efigênia, na região leste de Belo Horizonte, para se imunizar contra o vírus Influenza, que causa gripe. Uma ação entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e o Metrô BH vai distribuir 300 doses do imunizante até às 16h desta quarta-feira (21). O objetivo é ampliar a meta de cobertura vacinal na cidade, que está em 42,4% dos 90%¨preconizado pela pasta.
"Uma amiga me falou que a ação ia acontecer e eu aproveitei. Eu queria ter tomado antes, mas estava sem tempo, agora está resolvido. Estou imunizada", contou a vendedora, feliz com seu cartão em mãos.
A ideia da ação é garantir a imunização em massa, de forma ágil, confortável e segura para os ageiros e demais interessados. Segundo dados da SMSA, até o momento já foram aplicadas mais de 571 mil doses de vacina contra a gripe. Desse total, cerca de 283 mil foram istradas nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para cálculo de cobertura vacinal, que são crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (22,8%), idosos com 60 anos ou mais (49,2%) e gestantes (22,9%).
“Belo Horizonte está tentando ampliar a vacinação com a oferta da vacina em outros pontos além dos 153 Centros de Saúde e do Centro de Atenção ao Viajante. O objetivo é levar a vacina o mais próximo possível e facilitar o o da nossa população. A vacina leva em torno de 15 dias para proteger, então, quanto antes você for vacinado, o quanto antes você estará protegido”, afirmou a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Jandira Lemos.
Desde às 9h até 16h, ou enquanto durar o estoque, o imunizante será aplicado em quem apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina na sala montada na estação. "Nesta estação circulam diariamente 10 mil pessoas, sem contar que estamos próximos à região hospitalar da cidade. Então, é uma oportunidade de contribuir com a cobertura vacinal da população e reduzir chances de infecção dentro dos trens", disse o gerente de operações do Metrô BH, Frank Coelho.
A dona Dejanira Batista, de 80 anos, que é vizinha da estação, foi logo garantir sua dose. "Eu tomo todos os anos e desta vez tive a sorte de ter um posto do lado de casa. Graças a Deus, estou protegida", disse a idosa.
Desde o começo do mês de maio a vacina está disponível para toda a população de Belo Horizonte, a partir de 6 meses de idade. O imunizante usa vírus mortos, por isso, a vacina não é capaz de produzir a doença no organismo.
“A gripe pode começar de forma grave, pode começar mais leve, mas também de forma grave, levando a internação e até ao óbito. As grandes vítimas dessa doença são, principalmente, os extremos de idade, as crianças e os idosos. Então, quanto antes a população, acima de 6 meses de idade, procurar uma unidade, o quanto antes ela vai se proteger”, concluiu a diretora de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Jandira Lemos.
Em 2025, até a última semana, foram realizadas 7.688 solicitações de internação por doenças respiratórias na rede SUS da capital. Desse total, 1.548 pedidos foram para crianças menores 1 ano e 2.761 para pessoas com 60 anos ou mais, sendo, neste momento, os públicos mais suscetíveis à internação por conta de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode ser causada pelos vírus influenza, coronavírus, rinovírus, sincicial respiratório ou outros.