O governador Romeu Zema (Novo) participa, nesta segunda-feira (13/3), da abertura do 39° Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), no Minascentro, na região Central de Belo Horizonte. Além da delegação ministerial da Alemanha, o evento conta com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Durante discurso no evento, Zema pediu mais agilidade nas tratativas pela repactuação da Tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, em Minas. "Justiça se faz com agilidade. Se demorar, 20, 30 anos, já se ou. Juntamente com o governo federal, vamos mostrar que quem provoca esse tipo de tragédia precisa ser devidamente punido e quem foi prejudicado devidamente reparado", disse.
O acordo tem participação de diversas autoridades, por meio de intermediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Porém, as tratativas recuaram com a troca de comando no governo federal pela necessidade de rediscussão de alguns termos. Os atingidos, por exemplo, cobram maior participação na negociação.
O evento tem como objetivo debater iniciativas para ampliação das relações comerciais e investimentos entre os dois países, com foco no tema "Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização". Participam empresários, investidores, autoridades e gestores governamentais.
Diante da pauta ambiental, Zema citou as operações de descomissionamento de barragens que o Estado a na esteira do projeto Mar de Lama Nunca Mais, sancionado após a catástrofe de Brumadinho. "A atividade de mineração está ando por uma transformação. Está migrando para a mineração a seco ou por filtro, o que não requer a construção de barragens (a montante, como as que se romperam em Brumadinho e Mariana)", afirmou.
A comitiva da Alemanha está no Brasil para uma série de compromissos e, em Minas, os encontros com representantes do Executivo têm o objetivo de fortalecer as relações de parceria entre o Estado e o país europeu.
Pela manhã, a delegação acompanhou o governador em visita à Escola Estadual Barão do Rio Branco, na região Centro-Sul da capital. Depois, Zema e a delegação alemã seguiram para a abertura do 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2023. Pelo país europeu, a principal autoridade é o vice-chanceler e ministro federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck.