-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Cid revela medo, lealdade a Bolsonaro e intenção de fugir em áudios: ‘Se Lula vencer, serei preso’
-
Zema faz 30 ataques em 60 dias em narrativa contra Lula e o STF
Cidade mineira define candidatos para novas eleições depois que pleito de 2024 foi anulado
Eleição do ano ado foi anulada após indeferimento do candidato mais votado no pleito, considerado inelegível pela justiça
Os candidatos que irão disputar o cargo de prefeito nas eleições suplementares em Guapé, no Sul de Minas, estão definidos e já podem colocar a campanha na rua. Três candidatos devem disputar o comando do Executivo na cidade: Pedro Luiz Simões (PL), Luiz Fernando de Oliveira (PP) e Rayza Bezerra Aguiar Câmara (Republicanos). A eleição está prevista para para ser realizada em 6 de julho.
Em Guapé, o candidato a prefeito mais votado em 2024, Thiago Sávio Câmara (PSDB), teve o registro da candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. De acordo com informações do TRE-MG, a medida ocorreu por conta da cassação, em 2022, do seu mandato de vereador pela Câmara Municipal de Guapé por quebra de decoro. O candidato não teria apresentado decisão judicial liminar ou definitiva capaz de suspender os efeitos do ato.
Por conta disso, em março deste ano, a Justiça Eleitoral entendeu que a situação do candidato configurava como causa para inelegibilidade. Por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve o indeferimento do registro da candidatura. A decisão tornou definitiva a anulação de votos obtidos pela chapa do candidato.
Conforme o TRE-MG, Guapé é a primeira eleição suplementar em Minas Gerais referente ao pleito de 2024. Enquanto a nova eleição ainda não ocorre, o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Rafael Cunha Costa (PSD), responde pelo Executivo municipal.
A inscrição de chapas terminou em 21 de maio e, desde 22 de maio, os candidatos podem iniciar a propaganda eleitoral, regulamentada pelo TSE e pela legislação eleitoral. Como lembra o órgão, estão aptos para votar no pleito os eleitores inscritos no município até o dia 5 de fevereiro de 2025. A votação será das 8h às 17h no dia 6 de julho, com as mesmas mesas receptoras de votos constituídas para as eleições que aconteceram em outubro de 2024.
Eleitores que não conseguirem ir às urnas podem justificar a ausência pelo aplicativo e-Título no dia 6 de julho. Quem não fizer a justificativa na data da votação terá 60 dias para o procedimento, podendo realizá-lo também no e-Título ou no sistema do TSE.
Após as eleições, a diplomação da chapa eleita deve ocorrer até o dia 28 de julho de 2025.