RODOVIA DA MORTE

Gestora 4UM vence leilão para concessão da BR-381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares

Projeto de 30 anos inclui duplicações, melhorias de segurança e investimentos para reverter imagem de "rodovia da morte".


Atualizado em 29 de agosto de 2024 | 17:15

A gestora 4UM, anteriormente conhecida como J. Malucelli, venceu o leilão de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A empresa fez uma proposta de desconto de 0,94% sobre a tarifa de pedágio, superando a oferta da gestora Opportunity, que sugeriu um desconto de apenas 0,10%. 

O projeto prevê a concessão, por 30 anos, do trecho de 303,4 km, desde o entroncamento com a BR-262 para Sabará até o entroncamento com a BR-116 para Governador Valadares. A ideia é que o trecho perca a alcunha de “rodovia da morte”, associação feita devido ao número de acidentes e às condições precárias de pavimentação.

Além da duplicação e das faixas adicionais, o certame prevê a realização de 51 correções de traçado, bem como áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 arelas para a travessia de pedestres. De acordo com o ministro Silveira, o governo federal está com altas expectativas para o leilão e cumpre uma promessa do presidente Lula (PT) feita durante sua campanha em 2022. 

O governador Romeu Zem, que acompanhou a sessão do leilão na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, ressaltou a importância da concessão. “É um trecho com muitos acidentes, muitas curvas, de difícil ultraagem, veículos de carga, e essas obras vão trazer essa segurança e mobilidade, que é um dos principais pontos da concessão”, ressaltou o governador.

Empresários da região comemoram

A concessão e duplicação da via tem sido uma das principais reivindicações de empresários do Vale do Aço e Rio Doce. Há cerca de uma década, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou o projeto "Nova 381", coordenada pelas regionais do Vale do Aço e Rio Doce. O movimento ou os últimos 10 anos pressionando o governo federal para investir em melhorias na via. 

“O Movimento Nova 381 avalia como extremamente positivo o leilão hoje da concessão da BR-381 entre BH e Governador Valadares, o grupo ganhador, é um grupo com experiência, com capacidade técnica para a realização da obra, e vemos então com essa expectativa de que comecem efetivamente as obras e que realmente transformem o Leste mineiro no novo vetor de desenvolvimento de Minas Gerais”, destacou o coordenador do Movimento Nova 381, Luciano Araújo.

O grupo, agora, pretende acompanhar de perto as intervenções e elaborar um plano de desenvolvimento do vetor leste do Estado. Uma das maiores preocupações dos empresários é que, com a alcunha de “rodovia da morte”, a BR-381 costuma afastar investimentos nas região e reduzia a competitividade das empresas, que trabalham com o comércio de matéria-prima de qualidade e mão de obra qualificada.

Quem também comemorou a concessão foi a Associação Mineira de Municípios (AMM), representada pelo seu presidente, o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius. “Realmente para nós, do leste de Minas, é importante demais isso aí tudo que aconteceu. Uma luta não de uma pessoa só, de um prefeito, mas uma luta de toda a classe, toda a classe política envolvida. É uma grande conquista”, comemorou Dr. Marcos. 

O presidente da AMM destacou, ainda, que a concessão vai melhorar a segurança nas estradas e alavancar o desenvolvimento na região do leste mineiro.