-
Governadores que miram o Planalto em 2026 e vaias a Lula dão tom político à Marcha dos Prefeitos
-
Parlamentares apontam que PEC da Segurança Pública é inconstitucional por ferir autonomia de Estados
-
Saiba quando será pago o reajuste salarial dos profissionais da educação em Minas
-
Política em Minas e no Brasil - Brasília, Congresso, ALMG, Câmara de BH e os bastidores
-
Governo Trump sinaliza que EUA podem sancionar Alexandre de Moraes
Eduardo Bolsonaro faz comentário com apoio à candidatura de Caporezzo ao Senado, em 2026
Filho do ex-presidente comentou postagem do deputado estadual mineiro em relação a vídeo era chamado de "senador" pelo próprio Bolsonaro
Um comentário de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com apoio a uma eventual candidatura do deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) ao senado, nas eleições de 2026, empolgou os apoiadores do parlamentar em Minas. “Tem meu apoio para o Senado. Já provou honestidade, fidelidade e inteligência”, disse o deputado federal licenciado, filho e articulador político do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O comentário foi feito em uma postagem na qual Caporezzo, que tem berço eleitoral em Uberlândia, divulgava seu posicionamento em relação a um vídeo no qual era chamado de “senador” pelo próprio Jair Bolsonaro. O parlamentar mineiro respondeu a Eduardo Bolsonaro e agradeceu a confiança do filho do ex-presidente. “A sua amizade e confiança significam muito para mim. Que Deus te abençoe sempre, minha referência”, disse.
Conforme divulgado por O TEMPO, o vídeo que deu início às postagens e especulações sobre a candidatura de Caporezzo ao senado começou a circular em grupos bolsonaristas de Minas Gerais e agitou os bastidores do Partido Liberal (PL) no Estado. Nas imagens, Jair Bolsonaro tira fotos com apoiadores quando um deles diz que seguirá o ex-presidente e votará em quem ele indicar. “Um senador para a foto aqui! É senador Caporezzo!”, diz Bolsonaro ao apontar para o parlamentar mineiro e chamar ele para participar da foto.
O partido vive uma disputa interna para definir quem será o candidato da legenda ao Senado em 2026. Atualmente, pelo menos quatro nomes disputam a preferência da legenda: além de Caporezzo, também estão no páreo os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini e o vereador de Belo Horizonte Vile Santos. Nos bastidores do partido, uma ala defende o nome de Caporezzo, principalmente por sua proximidade com Bolsonaro e alinhamento com pautas conservadoras. Outra corrente, no entanto, vê Domingos Sávio como favorito, sobretudo pela relação com prefeitos, filiados estaduais e empresários mineiros.
Eros Biondini, por sua vez, já declarou publicamente que pretende concorrer ao Senado. Segundo aliados, ele cogita deixar o partido caso não seja o escolhido. Caporezzo, embora seja oficialmente pré-candidato a deputado federal em 2026, também se mantém disponível para disputar o Senado, como afirmou em entrevista recente ao programa Café com Política, do canal de O TEMPO no YouTube.
Nas eleições do próximo ano, duas vagas estarão em disputa, mas o PL já indicou que deve lançar apenas um nome. A escolha final deve levar em conta não apenas os apoios internos no PL mineiro, mas também a articulação nacional do partido, que é comandado por Valdemar Costa Neto.