SUCESSÃO DE LIRA

Elmar e Brito selam aliança contra Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara t473s

União Brasil e PSD firmaram acordo para que os dois partidos caminhem juntos na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara dos Deputados 2s4c3i

Por Renato Alves
Atualizado em 10 de setembro de 2024 | 13:38
 
 
Os deputados federais baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) se reuniram com os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações) para firmar um acordo Foto: Reprodução/Instagram @deputadoelmarnascimento

BRASÍLIA - Os deputados federais baianos Elmar Nascimento (União Brasil) e Antônio Brito (PSD) selaram na noite de segunda-feira (9) uma aliança para a disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. 

A parceria foi firmada na casa do ministro do Turismo, Celso Sabino. Também estavam presentes o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, além de outros deputados da sigla.

“Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, escreveu Elmar em post no Instagram com uma foto dele abraçado a Brito.

No entanto, a princípio, nenhum dos dois tirou o nome da candidatura à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). O União Brasil tem 59 deputados federais, enquanto o PSD conta com 44. Os dois partidos também comandam ministérios no governo de Lula. 

Na semana ada, a disputa pela presidência da Câmara sofreu uma reviravolta após o presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), desistir da disputa em prol do líder de seu partido, Hugo Motta (PB).

Elmar era visto como favorito para receber o apoio de Lira, mas perdeu espaço para Hugo Motta. O parlamentar paraibano é visto como um nome que consegue agradar aos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).