RECUPERAÇÃO

Lula posta vídeo caminhando no hospital e agradece mensagens de apoio

"Fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores", escreveu o presidente

Por Ana Paula Ramos
Atualizado em 13 de dezembro de 2024 | 15:17

BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou em suas redes sociais um vídeo na tarde desta sexta-feira (13), no qual agradece as mensagens de apoio recebidas nos últimos dias, após ar por um procedimento e uma cirurgia para drenar um hematoma intracraniano. Na gravação, Lula afirmou que a primeira-dama, Janja da Silva, compartilhou com ele as palavras de conforto enviadas por apoiadores e pediu para que todos fiquem tranquilos.

“Agradeço por cada oração e palavra de conforto que recebi nos últimos dias. Janjinha me reou todos os recados. Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte! Andando pelos corredores com @marcos_stavale, o neurocirurgião responsável pelo meu procedimento, conversando bastante, me alimentando bem e, em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando e cuidando de cada família brasileira”, escreveu.

Na gravação, Lula aparece ao lado da primeira-dama e do neuorocirurgião Marcos Stavale. O presidente recebeu alta da UTI na manhã desta sexta-feira, mas continua internado, sob cuidados semi-intensivos.

O último procedimento realizado foi na quinta-feira (12), quando foi feita uma embolização da artéria meníngea média, técnica utilizada para interromper o fluxo sanguíneo em uma região específica do cérebro, conforme o protocolo de atendimento para casos semelhantes ao do presidente. 

No início da noite, o dreno intracraniano foi retirado. A previsão do cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal do presidente, é que o petista receba alta do hospital no início da próxima semana, quando estará apto para retornar a Brasília. 

“2025 está chegando e temos muitos encontros pelo Brasil e pelo mundo. Obrigado pelo carinho de vocês e por toda a dedicação da equipe médica. O amor que recebo me mantém sempre pronto para seguir!”, completou Lula na publicação. 

Entenda 

O petista ou por uma cirurgia de emergência na noite de segunda-feira (9) para drenar um hematoma intracraniano, consequência de uma hemorragia causada pelo acidente domiciliar que sofreu em 19 de outubro. Na ocasião, ele caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, teve um corte na nuca e recebeu cinco pontos.

Lula estava indisposto na segunda-feira e procurou o Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, por conta de uma dor de cabeça. O presidente realizou uma ressonância magnética que mostrou uma hemorragia intracraniana. Em seguida, foi transferido para São Paulo, onde fez o procedimento. Janja o acompanhou durante todo o tempo.  

O boletim médico divulgado após a cirurgia informou que o presidente ou por uma craniotomia, um procedimento em que uma parte do osso do crânio é removida temporariamente para que os médicos tenham o ao cérebro do paciente. 

Horas depois, a equipe médica do presidente informou que o procedimento, na verdade, foi uma trepanação, que remove uma parte óssea menor do que na craniotomia. A cirurgia durou cerca de duas horas e o presidente saiu consciente e estável. Os médicos informaram que Lula não terá sequelas.