REDES DIGITAIS

Governo Lula: Sidônio anuncia saída da Secom de secretária ligada a Janja

Novo ministro começou mudanças na pasta e pode causar reações políticas 

Por Ana Paula Ramos
Atualizado em 15 de janeiro de 2025 | 18:33

BRASÍLIA - O novo ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Sidônio Palmeira, já anunciou internamente a saída da secretária de Estratégias e Redes, Brunna Rosa, e da diretora do departamento de Canais Digitais da Secom, Priscila Calaf. 

A demissão de Brunna Rosa chamou atenção por ela ser um nome de confiança da primeira-dama Janja da Silva. Há rumores de que ela vá para a equipe pessoal da primeira-dama. 

Sidônio atuou como marqueteiro na campanha presidencial de Lula em 2022 e foi empossado na terça-feira (14) como novo ministro da Secom.

Na posse do publicitário, o marqueteiro do prefeito de Recife (PE), João Campos, Rafael Marroquim, esteve no Palácio do Planalto para conversar sobre gestão digital com a nova equipe da Secom. Marroquim deve indicar Mariah Queiroz, que trabalha com as redes sociais do prefeito de Recife, para o cargo de Brunna. 

Na semana ada, o novo ministro demitiu o secretário de Imprensa, José Chrispiniano, que assessorava Lula há 14 anos. No lugar de Chrispiniano, assumiu o cargo Laércio Portela, que foi ministro interino da Secom de maio a setembro. Portela era secretário de Relações Institucionais, responsável pela articulação da pasta com outros ministérios. 

Sidônio também já anunciou novos nomes – todos baianos - para a equipe. Tiago César será o novo secretário-executivo, substituindo Ricardo Zamora. A exoneração de Zamora foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (15).

Já Samantha Marchiori deve assumir como chefe de gabinete no lugar de Lucas Monteiro Costa Dias, e Paulo Brito ocupará a vaga de Secretário de Publicidade e Propaganda, sucedendo Fabrício Lazzarini Carbonel.