GOVERNO

Novo chefe da Comunicação da Presidência da República demite secretário de Imprensa de Lula

Sidônio Palmeira assume o cargo na semana que vem, mas já começou as trocas na equipe

Por Ana Paula Ramos
Atualizado em 09 de janeiro de 2025 | 19:25

BRASÍLIA - O novo chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Sidônio Palmeira, já deu início às mudanças na estrutura do órgão. O publicitário, que trabalhou na campanha do presidente Lula (PT) em 2022, foi anunciado na terça-feira (7), no lugar de Paulo Pimenta, que oficialmente está de férias.  

A posse de Sidônio está marcada para a próxima terça-feira (14), mas ele já iniciou as alterações na equipe. Ele demitiu o secretário de Imprensa, José Chrispiniano, que assessorava Lula há 14 anos.  

No lugar de Chrispiniano, será nomeado Laércio Portela, que foi ministro interino da pasta de maio a setembro, quando Pimenta assumiu a secretaria criada para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. Portela é atualmente Secretário de Relações Institucionais, responsável pela articulação da Secom com outros ministérios. 

Sidônio também já anunciou novos nomes – todos baianos - para a equipe. Tiago César será o novo secretário-executivo, substituindo Ricardo Zamora. Samantha Marchiori assumirá como chefe de gabinete no lugar de Lucas Monteiro Costa Dias, e Paulo Brito ocupará a vaga de Secretário de Publicidade e Propaganda, sucedendo Fabrício Lazzarini Carbonel. 

Uma das críticas feitas à Secom durante a gestão de Paulo Pimenta era de que o setor era fragmentado, com várias áreas de influência. Sidônio teria recebido carta branca de Lula e já indicou que “a comunicação é uma só”. Questionado por jornalistas sobre a influência da primeira-dama Janja da Silva na comunicação, o publicitário respondeu: “Quem será responsável sou eu”. 

O novo ministro também sondou nomes da equipe do prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), para compor a equipe. A estratégia digital utilizada nas redes sociais de Campos é considerada um caso de sucesso, com vídeos no TikTok e linguagem mais jovem. Na última eleição municipal, ele foi reeleito em primeiro turno com quase 80% dos votos.