-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Zema faz 30 ataques em 60 dias em narrativa contra Lula e o STF
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Com 7 pessoas, comitiva de Zema para El Salvador será custeada pelo Estado
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
Após cirurgia, Lula faz primeira aparição pública no Palácio do Planalto
Depois de três semanas no Palácio da Alvorada, o petista voltou a despachar da sede do Executivo federal; até então, Lula só fazia aparições remotas em eventos e reuniões com ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a primeira aparição pública em evento no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (24), após a cirurgia que fez no quadril e nas pálpebras no fim do mês de setembro. Na ocasiâo, ele participou do lançamento do programa "Sertão Vivo", do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A solenidade ocorreu no salão Leste do Planalto. Comparado a outros espaços de solenidade do prédio, o local é menor e menos "pomposo". O espaço tem capacidade para receber 100 pessoas. Foram convidados governadores, políticos, membros do alto escalão de ministérios, funcionários do BNDES, entre outros.
Lula chegou acompanhado do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; e presidente do BNDES, e Aloizio Mercadante.
O presidente Lula (PT) fez a primeira aparição pública em evento no Palácio do Planalto nesta segunda (23), após a cirurgia que fez no quadril e nas pálpebras no fim do mês de setembro. Na ocasião, ele participa do lançamento do programa "Sertão Vivo", do Banco Nacional de… pic.twitter.com/WVkDLe7FYP
— O Tempo (@otempo) October 24, 2023
Depois de três semanas em isolamento e tratamento no Palácio da Alvorada (Residência Oficial da Presidência da República), o petista voltou a despachar da sede do Executivo federal, na Praça dos Três Poderes, na última segunda-feira (23).
Na ocasião, teve audiência reservada com o ministro do Trabalho
e Emprego, Luiz Marinho. Depois, recebeu em seu gabinete o cantor Paulo Miklos e Roger Waters, que é um dos fundadores da banda inglesa Pink Floyd. Waters é apoiador de Lula e crítico ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).
Desde a última sexta-feira, Lula começou a fazer aparições públicas, mas remotamente. Por videoconferência, de dentro do Alvorada, participou da celebração dos 20 anos de criação do programa Bolsa Família e, na última segunda (23), celebrou a entrega de mais de 1600 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Nas duas ocasiões, ele discursou.
Nesta terça-feira, Lula retomou o programa 'Conversa com o Presidente'. A live matinal é produzida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e transmitida por todos os canais oficias do governo federal. A última transmissão ao vivo com o chefe do Executivo ocorreu no dia 26 de setembro, dias antes do petista ar pelos procedimentos médicos.
Projeto Sertão Vivo
O projeto "Sertão Vivo" (Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste) pretende apoiar projetos de todos os Estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural doa região, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto, quilombolas etc). A expectativa do governo federal é a de que o investimento de R$ 1,75 bilhão beneficie 430 mil famílias no semiárido nordestino.