-
Trio do Atlético é convocado para defender a seleção na próxima Data Fifa
-
Copa do Brasil chega a 10 classificados às oitavas; confira os próximos confrontos
-
Ex-Atlético deixa futebol mexicano após oito anos e prepara volta ao Brasil
-
Cruzeiro tem interesse na contratação de Douglas Santos
-
Com a abertura da janela antecipada pela Fifa, Dudu pode estrear antes pelo Atlético? Entenda
'Novo' Mineirão vai completar 500 jogos depois da reforma; confira números e curiosidades
Gigante da Pampulha ganhou uma 'cara nova' em 2013 e já recebeu jogos históricos neste período

Marco histórico do Estado de Minas Gerais, o Mineirão, inaugurado em 1965, ganhou uma cara nova em 2013, quando o estádio foi reinaugurado depois de uma longa reforma. De fevereiro de 2013 até hoje, foram 499 jogos. O 500º será nesta quarta-feira (19), quando Cruzeiro e Fluminense entram em campo pelo Campeonato Brasileiro.
Nesse período, o Gigante da Pampulha ganhou um nome diferente e ou a ser tratado como 'Novo' Mineirão, uma pequena palavra para diferenciar de uma época diferente de um estádio que já recebeu, em pouco mais de 11 anos, jogos de Copa do Mundo, eliminatórias, decisões nacionais e até partidas das Olimpíadas e da extinta Copa das Confederações.
De acordo com o levantamento do próprio estádio, o Cruzeiro é o clube que mais mandou jogos no local, 320, seguido pelo Atlético, com 142 - dados que incluem as equipes femininas. Além disso, 103 clubes atuaram na Pampulha. Tirando os mineiros, o Palmeiras foi quem mais entrou em campo, com 19 partidas.
O Novo Mineirão recebeu também 17 times do interior do Estado. Caldense e Tombense entraram em campo 10 vezes e lideram a estatísica entre os interioranos. Vale lembrar que, além dos dois citados, Athletic, URT e Villa Nova também mandaram jogos no local.
O estádio foi palco de jogos internacionais de peso. Entre os clubes, 30 no total, Cerro Porteño (Paraguai) e River Plate (Argentina) foram os que mais jogaram, com três apresentações. Além disso, foram 28 seleções em campo. O Brasil lidera, com sete jogos.
E o que não faltou foi competição diferente. No masculino, foram 19 torneios diferentes. O Brasileirão, com 215 jogos, é o torneio com mais partidas disputadas na Pampulha. No total, 12.448.211 pessoas assistiram aos jogos nas cadeiras do estádio, uma média de 29.995 por jogo.
O maior público é de um jogo recente, a decisão do Campeonato Mineiro de 2024, entre Cruzeiro e Atlético, com 61.582 presentes. A maior renda, porém, é do jogo entre Brasil e Argentina, pela Copa América de 2019, com R$ 18.744.445.
E quem foi que colocou mais vezes a bola na rede nesse período? Essa marca cabe ao atleticano Hulk, que fez 52 gols. Arrascaeta, com 31, está em segundo lugar, sendo que fez 30 pelo Cruzeiro e um pelo Flamengo.
No total, considerando os números desde a inauguração em setembro de 1965, o Gigante da Pampulha, vai completar 3.886 partidas, considerando já o duelo desta quarta-feira (19). Nesses quase 59 anos, nada menos do que 10.582 gols foram marcados.