-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Cid revela medo, lealdade a Bolsonaro e intenção de fugir em áudios: ‘Se Lula vencer, serei preso’
-
Comandante do Exército no 8 de janeiro diz não saber motivo pelo qual foi demitido por Lula
-
'Não sou um biscuit de porcelana', diz Janja após fala sobre TikTok com Xi Jinping
‘Cleitinho vai ser governador de Minas’, crava prefeito Gleidson Azevedo, irmão do senador
Prefeito reeleito em Divinópolis é filiado ao partido Novo e comentou a possibilidade de que o irmão, do Republicanos, mude de legenda antes das eleições de 2026
O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (Novo), afirmou que o irmão dele, o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), será eleito para o cargo de governador de Minas Gerais em 2026. Gleidson, que se reelegeu na cidade do Centro-Oeste mineiro para o próximo mandato do Executivo municipal, foi o convidado do Café com Política da FM OTEMPO 91,7, nesta terça-feira (12 de novembro). Ele também comentou a possibilidade de uma mudança de legenda por parte do irmão antes do período eleitoral.
Questionado se Cleitinho se filiará ao partido Novo, Gleidson afirmou que a mudança depende do irmão e de Christopher Laguna, presidente da legenda em Minas Gerais, que acompanhava o prefeito durante a entrevista. Gleidson cravou Cleitinho como o próximo governador do Estado. “Que ele vai ser governador, vai. Ele não é candidato, ele vai ser governador de Minas”, declarou sobre o futuro do atual senador.
Vale lembrar que Cleitinho, que hoje está no Republicanos, é "cortejado" pelo Novo há mais de um ano. Em dezembro do ano ado, por exemplo, o senador teve um encontro com o governador Romeu Zema (Novo). Na época, interlocutores do partido disseram a O TEMPO que a sigla tentava ampliar os seus quadros e Cleitinho seria uma peça importante, principalmente pelo alinhamento com pautas de direita, defendidas pelo Novo.
Antes disso, desde o primeiro semestre de 2023, o partido vem sondando o senador. Em junho, o então presidente mineiro da legenda, Ronnye Antunes, teria feito o convite, alegando que um dos motivos seria a proximidade de Cleitinho com o governador Zema. Na época, o senador disse que pretendia permanecer no partido enquanto tivesse liberdade para tomar decisões.
Atual presidente estadual do Novo, Laguna confirmou, nesta terça-feira, que outro convite foi feito em março deste ano. Segundo ele, "as portas estão abertas" para o senador, e a mudança "só depende dele". Já Cleitinho, em entrevista exclusiva concedida em outubro à reportagem de O TEMPO, negou ter a intenção de mudar de partido e enfatizou que a continuidade no Republicanos depende apenas da legenda.
Ime
No entanto, uma possível filiação do senador ao Novo poderia gerar um ime interno na sigla, caso Cleitinho queira mesmo se candidatar ao governo de Minas Gerais. O partido do atual governador Romeu Zema já tem Mateus Simões, vice-governador, como o nome para ser o candidato nas eleições estaduais de 2026.
Em outubro deste ano, durante agem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por Belo Horizonte, Cleitinho estava com ele e falou a O TEMPO sobre sua intenção para 2026. O senador afirmou que está "à disposição" para representar Jair Bolsonaro na disputa pelo governo de Minas Gerais. Além dos convites do Novo, o senador também tem sido sondado pelo PL para mudar de partido.
Segundo Gleidson, ainda durante participação no Café com Política da FM OTEMPO 91,7, não pode haver "vaidade" na escolha de um candidato que represente a direita. "É olhar as pesquisas e ver quem realmente tem chance de ganhar. Aquele que tiver a chance de ganhar. Todo mundo tem que apoiar", definiu o prefeito de Divinópolis.
A entrevista foi concedida aos jornalistas Guilherme Ibraim e Thalita Marinho.