-
Zema quer entregar à União mais de 60 imóveis localizados em Belo Horizonte
-
Testemunha de Torres diz que live de Bolsonaro ‘assustou’ e que MJ não tinha prova de fraude nas urnas
-
Aécio acusa Zema de colocar Minas Gerais à venda com projeto que entrega bens do Estado
-
Janja cumpre agenda no interior de Minas nesta quarta-feira
-
Lula indica Carlos Brandão ao STJ e movimenta bastidores político em meio à disputa por 2ª vaga
Lula recebe Elmar Nascimento, que busca apoio para eleição à presidência da Câmara
Movimento de deputado do Centrão ocorre após Arthur Lira confirmar alinhamento a outro concorrente
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (11), no Palácio do Planalto, o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), que busca se colocar como candidato ao comando da Câmara a partir de 2025.
Abandonado pelo aliado e presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que anunciou chancela ao nome de Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar busca consolidar o apoio à própria candidatura entre os deputados da base governista e com o próprio Palácio do Planalto.
Antes, na terça-feira (11), Elmar também se encontrou com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, responsável pela articulação política do Planalto. Já os ministros Celso Sabino (Turismo) e Juscelino Filho (Comunicações), ambos do União Brasil, estão entre os principais articuladores da campanha.
Apesar de ter recebido Elmar, Lula tem dito publicamente que não apoiará nenhum postulante ao comando da Câmara, assim como no Senado. Na avaliação do governo, mesmo que haja simpatia a algum nome, o ideal é não se envolver diretamente na disputa e, findada a eleição, em fevereiro de 2025, negociar uma composição com o vencedor em cada uma das Casas.
Lula também já se encontro com Hugo Motta, nesta semana, e também deu a sinalização de que não haveria maiores resistências ao nome dele por parte do governo federal.
Na semana ada, a disputa pela presidência da Câmara sofreu uma reviravolta após o presidente do Republicanos, o deputado Marcos Pereira (SP), desistir da disputa em prol do líder de seu partido, Hugo Motta (PB).
Com isso, Elmar fechou um acordo com outro candidato, o deputado Antonio Brito (PSD-BA). O líder do União Brasil era visto como favorito para receber o apoio de Lira, mas perdeu espaço para Motta. O parlamentar paraibano é visto como um nome que consegue agradar aos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).