ELMAR X MOTTA

Deputado do União Brasil diz que Lira traiu Elmar Nascimento na disputa pela presidência da Câmara

Alexandre Leite (União Brasil-SP) disse, durante sessão do Conselho de Ética, que está descontente com o presidente Arthur Lira (PP-AL)

Por Lara Alves
Atualizado em 11 de setembro de 2024 | 15:49

BRASÍLIA — O deputado Alexandre Leite (União Brasil-SP) disse, nesta quarta-feira (11), que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), traiu o aliado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) ao recuar e não apoiá-lo na eleição que definirá a presidência da Casa. Lira confirmou a líderes, em almoço no início da tarde, que apoiará Hugo Motta (Republicanos-PB) para a sucessão. 

“Não tem ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira do que eu. Ele traiu o deputado Elmar. Ele traiu nosso líder Elmar”, declarou Leite durante sessão do Conselho de Ética. Os deputados aprovaram no encontro a continuidade do processo que pode levar à cassação do deputado Glauber Braga (Psol-RJ), que expulsou um militante do MBL a chutes da Câmara dos Deputados. 

Braga acusa Lira de interferir na ação para cassá-lo. Alexandre Leite contestou e disse não haver razão para os deputados do União Brasil ajudarem Lira. “Não tem ninguém mais descontente com o Arthur Lira do que nós”, repetiu. "Então, não tem ninguém coadunando com o Arthur Lira para querer uma condenação prévia", acrescentou. 

Cassação de Glauber Braga 

Os deputados do Conselho de Ética votaram, nesta quarta-feira (11), pela continuidade do processo que pode levar à cassação do mandato de Glauber Braga (Psol-RJ). O político é alvo de denúncia do Partido Novo por expulsar da Câmara dos Deputados um integrante do MBL a chutes e empurrões.

Na sessão desta quarta-feira, os parlamentares votaram pela issibilidade do parecer preliminar do relator, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), que se manifestou pela continuidade do processo. 

O Novo protocolou a denúncia contra Braga no Conselho de Ética alegando quebra de decoro. Em 16 de abril, o deputado expulsou Gabriel Costenaro, integrante do MBL, da Câmara. 

Registros feitos no dia mostram Glauber chutando e empurrando o blogueiro até a saída do prédio. Pouco antes, o integrante do MBL percorria gabinetes em lobby contra um Projeto de Lei (PL) que impacta motoristas de aplicativo.