FUTURO POLÍTICO

PSDB negocia com 4 partidos e avança em discussões sobre fusão e federação; saiba as possibilidades 72n

Lideranças tucanas têm feito reuniões em Brasília com dirigentes de outros partidos; expectativa é que o PSDB decida sobre o futuro neste primeiro semestre 1w2e2w

Por Lara Alves
Publicado em 13 de março de 2025 | 18:08
 
 
Mudança impactará bancada do PSDB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal; partido quer ampliar a presença no Congresso e nos municípios e Estados Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA — O mau desempenho do PSDB na eleição municipal, com o encolhimento do partido em redutos históricos, acendeu o alerta no diretório nacional. Neste início de 2025, lideranças intensificaram as articulações para dar fôlego à legenda e ampliar a presença dos tucanos no Congresso Nacional e nos municípios e Estados. Hoje, o PSDB encara um rol de opções, e a perspectiva é que o partido decida sobre o próprio futuro ainda neste primeiro semestre.

Nessa quarta-feira (12), o presidente do diretório do PSDB em Minas Gerais, Paulo Abi-Ackel, participou de reunião com Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, sigla disposta a uma aliança com os tucanos. O líder do PSDB na Câmara, Adolfo Viana, e o deputado Aécio Neves também participaram desse encontro, que ocorreu diante dos olhos do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Os partidos devem repetir a dose nos próximos dias.

A união com o Republicanos é uma das opções diante do presidente tucano Marconi Perillo, e interlocutores avaliam que a negociação avançou. A articulação inclui ainda Podemos e Solidariedade, e fontes não descartam uma possibilidade de os quatro partidos “andarem juntos”.

Nesse sentido, são discutidas as hipóteses de fusão e federação; as dificuldades encontradas até agora dizem mais respeito à presença e às alianças dessas siglas no âmbito dos Estados. Sobre a opção de fusão, os partidos também analisam como construiriam um nome que respeitasse as individualidades das siglas, sem apagá-las. 

Outra vertente é uma federação entre PSDB e MDB. No mês ado, Perillo confirmou que o diretório tucano mantinha conversas com o presidente do MDB, Baleia Rossi, para discutir uma união entre os partidos. 

O que é fusão? A Lei dos Partidos Políticos, de 1995, permite que as siglas decidam se unir; assim, os partidos existentes são extintos e criam uma nova sigla — um exemplo é o que ocorreu em 2022, quando DEM e PSL se fundiram para criar o União Brasil. A legislação determina que as direções dos dois partidos interessados na fusão elaborem estatutos e programas comuns, e, depois, elejam em votação conjunta o órgão de direção nacional. O grupo eleito é que fará o registro do novo partido. 

O que é federação? As federações podem ser formadas por dois ou mais partidos e têm duração mínima de quatro anos. A aliança vale para as eleições para presidência, Senado, Estados e prefeituras, mas também para as eleições da Câmara dos Deputados, das assembleias e das câmaras dos municípios.

A norma prevê que, para as eleições proporcionais, as cadeiras serão distribuídas a partir dos votos de todos os partidos que integram a federação. Sobre eles são aplicados os quocientes eleitoral e partidário.