CÂMARA DOS DEPUTADOS

Diretor da PF vai à Comissão de Segurança explicar 'escolta ilegal' de procurador do INSS 3h2z6p

Procurador-geral afastado do INSS, Virgílio de Oliveira Filho recebeu escolta "ilegal" de um agente da Polícia Federal em aeroporto de São Paulo 1f3r3o

Por O TEMPO Brasília
Publicado em 25 de maio de 2025 | 13:35
 
 
Ida do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, à Comissão de Segurança da Câmara está marcada para quarta-feira (28) Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

BRASÍLIA — O diretor-geral da Polícia Federal (PF) Andrei Rodrigues é aguardado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados na quarta-feira (28) para dar explicações sobre a "escolta ilegal" do procurador-geral afastado do INSS, Virgílio de Oliveira Filho, em um aeroporto de São Paulo. 

Os deputados também querem saber sobre supostas interferências na operação Sem Desconto, que atacou as fraudes nos descontos associativos do INSS

Inicialmente, os requerimentos apresentados pelos parlamentares pediam a presença do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Mas, eles foram alterados pelos próprios deputados e aprovados pela Comissão dirigindo o convite ao diretor-geral da Polícia Federal. 

A audiência com Andrei Rodrigues está marcada para quarta-feira às 10h. Por se tratar de um convite, ele não é obrigado a ir, mas é de praxe que as autoridades compareçam às sessões das comissões — principalmente para evitar indisposição.

A presença de integrantes do governo Lula (PT) em comissões como a de Segurança Pública costuma ser tensa, principalmente porque a oposição é maioria nesse colegiado.

Escolta irregular para procurador do INSS 71eb

A investigação da Polícia Federal sobre as fraudes no INSS identificou que o procurador-geral afastado, Virgílio de Oliveira Filho, foi escoltado "ilegalmente" por um policial federal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. 

Imagens captadas no dia 28 de novembro de 2024 mostram Virgílio e o empresário Danilo Trento sendo escoltados por um agente na chegada ao terminal. Os dois embarcam em uma viatura da Polícia Federal que, pela regra, é de uso exclusivo dos agentes em serviço.

O agente que aparece nas imagens é Philipe Roters Coutinho, que foi afastado do cargo.