TRAUMATISMO

Governo divulga fotos de Lula em agendas no Palácio da Alvorada dois dias após acidente doméstico

Presidente despacha da residência oficial nesta segunda-feira (21); ele cancelou a viagem à Rússia por recomendação médica após cair no banheiro

Por Lara Alves
Atualizado em 21 de outubro de 2024 | 14:29

BRASÍLIA — O governo federal divulgou, nesta segunda-feira (21), fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante reunião no Palácio da Alvorada com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o assessor especial de Assuntos Internacionais, Celso Amorim.

As imagens são as primeiras do petista após o acidente doméstico, sofrido no último sábado (19), que o impediu de ir à Rússia para a Cúpula do Brics  —  grupo que reúne as cinco das maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Lula recebeu aliados no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, onde ele mora com a primeira-dama Janja da Silva. A equipe médica o mantém em observação e recomendou que ele evite viagens longas nas próximas semanas.

Apesar da ida à Rússia ter sido cancelada, o presidente deverá participar de agendas da cúpula por videoconferência. Ainda não há previsão para seu retorno aos compromissos públicos, incluindo aqueles relacionados à reta final da campanha eleitoral e ao Palácio do Planalto.

Nesta segunda-feira, o presidente também receberá na residência oficial o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e o advogado-Geral da União, Jorge Messias. 

O acidente com Lula ocorreu no sábado, quando ele sofreu uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, e bateu a cabeça. O presidente foi atendido pela equipe do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, onde recebeu cinco pontos. Conforme o boletim médico, o acidente não foi grave e o presidente “pode exercer suas demais atividades”.

Segundo Roberto Kalil Filho, que é o médico do petista, Lula sofreu um "ferimento corto-contuso em região occipital", que resultou em um sangramento na cabeça. Os exames de imagem feitos confirmaram um tramautismo craniano. Apesar do acidente, Lula não perdeu a consciência após a queda e a bem.